É comum ouvir história de pessoas que aprenderam ou começaram a se interessar em falar outras línguas jogando videogame com dicionários ao lado nas décadas de 1990 e 2000. Não   é de se espantar que, em 2023, existam diversos apps dedicados à aprendizagem de línguas através de jogos utilizando uma metodologia conhecida como ludificação, ou gameficação (adaptada do inglês gamefication) sendo o duolingo um dos mais famosos destes tendo atingido 50 milhões de downloads no Brasil no dia 7 de junho de 2023.

Mas afinal o que é gameficação e como o duolingo usa isso?

Gameficação é a aplicação de fundamentos, princípios e design típico de jogos em outros ambientes, como a educação (que é o caso deste post), prática de exercícios físicos, trabalho ou desenvolvimento. O termo, inclusive foi criado por um desenvolvedor e game designer chamado Nick Pelling para a criação de uma interface para máquinas de vendas da ATM em 2002. No duolingo a gameficação é bastante eidente no acúmulo de pontos por completar tarefas, no ranking de usuários basedo nesses pontos e na troca de uma moeda interna conquistada na realização das lições por melhorias e personalizações e também na mecânica de distintivos conquistados ao alcançar determinados objetivos temporários (sejam diários ou mensais).

Liderar os rankings do duolingo vai me fazer falar inglês?

A resposta curta é clara até o momento: não. Nenhuma universidade ou empresa no mundo vai aceitar o seu troféu da liga diamante no duolingo como um atestado de fluência e esse nem pode ser o objetivo do app. Jogar o duolingo vai te manter interessado no aprendizado mesmo que seja para manter o foguinho de dias consecutivos aceso no topo do aplicativo.

Vale a pena usar o duolingo mesmo assim?

Sim! Uma importante parte do processo de aprendizagem de uma outra língua é estar em constante contato com essa língua. Isso pode ser feito ouvindo músicas, assistindo filmes e séries, lendo artigos e notícias, morando em outro país OU jogando duolingo

Como complementar o aprendizado via duolingo com outras estratégias gratuitas?

Concluimos que o duolingo pode ser uma ótima ferramenta de apoio no aprendizado de uma língua. O caminho tradicional seria fazer aulas de inglês, por exemplo. Hoje em dia além das tradicionais escolas existe uma oferta grande de professores autônomos que dão aulas online como a Isadora Ruschel. Mas se você preferir o caminho menos trilhado é possível combinar o duolingo com outras plataformas e atividades gratuitas:

  • Assistir vídeo-aulas no youtube;
  • Ouvir músicas acompanhando a letra;
  • Seguir perfis que postem na língua em questão nas redes sociais;
  • Assistir filmes com legendas na língua em questão;
  • ;fazer parte de uma comunidade de outros alunos ou pessoas interessadas na mesma língua;