Quando se fala em Oscar imediatamente vem a cabeça os melhores filmes, atores e atrizes. Talvez algum diretor e, se muito interessado, pode ser que alguém recorde algum dos prêmios técnicos como fotografia, música, edição e maquiagem. Raramente entram na discussão os curta-metragens. Há algum tempo são estas categorias as minhas favoritas e nesse post você encontra uma rápida observação sobre os curtas indicados ao Oscar 2024. Assim como os filmes de longs duração também existem diversas categorias de curtas na premiação e é assim que serão separadas as observações nesta lista:
Documentários em curta-metragem indicados ao Oscar 2024
Indicados ao Oscar de melhor documentário em curta-metragem
ABCs of book banning
Quando você precisa acilitar ao máximo uma discussão e coloca crianças e 9 anos para explicar os argumentos mais básicos para adultos preconceituosos.
The island in between
Um Op-doc do New York Yimes, figurinha csrimbada nos indicados ao oscar e doc curta. Uma produção sobre uma ilha pertencente a Taiwan quefica próxima ‘a China, um lugar naturalmente cheio de significado e história sobre a relação China-Taiwan. Um prato cheio para quem precisa diinnuir tudo ao maniqueismo direita x esquerda, EUA X China e uma visão importante e interessante para quem tem interesse nas nuances de um conflto histórico e geopolítico.
The Barber of Little Rock
Documentário da The New Yorker que conta a história do barbeiro negro Arlo Washington e sua atuação no enfrentamento de uma questão muitas vezes marginalizada nos debatesestado unidenses sobre racismo que é a desigualdade bancária. A dificuldade que a população negra tem de conseguir acesso a crédito e financiamentos e, com isso, ter a sua construção de riqueza prejudicada.
The last repair shop
Documentário do jornal Los Angeles Times, poderia facilmente ser o tipo de ptodução com a qual eu responderia a pergunta “por que você decidiu curar jornalismo?”Conta a história das pessoas que trabalham consertando instruments musicais para alunos. Pessoas comuns, que fazem manutenção e reparos em violiinos, saofones, pianos e tubas e que têm histórias de vida incríveis,
Nǎi Nai & Wài Pó
Comuns nessa categoria do oscar este é um documentário com cara de filme caseiro daqueles que ficaram guardados numa VHS empoeirada no fundo de uma gaveta. Filmado por um neto para registrar suas duas avós taiwanesas de 83 e 94 anos é engraçado, nostálgico, emocionante e reflexivo ao mesmo tempo.
Melhor animação em curta-metragem indicados ao oscar 2024
Letter to a pig
Um sobrevivente do holocausto lê uma carta de agradecimento ao porco que savou sua vida para uma turma de adolescentes. A carta vai de gratidão à vingança enquanto uma das estudantes é levada por um sonho em imagens que despertam diferentes interpretações e que dariam um ótimo debate.
Ninety-Five Senses
Quase um poema em format de animação, uma reflexão quase homenagem aos 5 sentidos humanos embrulhado numa ótima história curta.
Our Uniform
Uma reflexão sobre a obrigatoriedade do uso do Hijab em escolas iranianas. Um tanto superficial mas num estilo de animação interessante e sempre presente nessa categoria onde desenhos e objetos reais interagem.
Pachyderme
Talvez o mais bonito dos filmes dessa categoria. Outra história nostálgica, mas dolorida. Com animações em estilo pintura à óleo.
War is over
Inspirado na música Happy Xmas (War Is Over) de John Lennon o curta foi escrito por Sean Ono Lennon e teve produção executive de Yoko Ono. Uma história bonita com uma animação 3D agradável e não muito mais do que isso.
live action curta
Indicados ao Oscar 2024 de melhor curta-metragem live action
The After
A premisssa é brilhante “como um homem lidaria após ter sua esposa e filha assassinadas em um ataque” o filme mantém nível da premissa e entrega 18 minuos de emoção e identiicação com qualquer pessoa que já tenha passado por algyma situação traumática.
“Invincible”
Ua história forte sobre um assunto bastante delicado e um eterno tabu que é o suicídio. O ponto chave do curta é, talvez, o primeiro e o último frames.
Knight of Fortune
Sobre luto e perda, a partir de certo ponto o filme se equilibra no limite entre o drama e o humor deixando uma certa expectativa de que logo virá uma punchline, que nunca chega de verdade.
https://www.youtube.com/watch?v=27_0C4cXUpg entrevista produtor e writer/director.
Red, White and Blue
O mais pesado dos curtas desse ano. Fotografia, edição, atuação tudo contribui para o peso da história que caminha para um asunto complicado através de uma história aparentemente simples e que, numa frase, desfere um soco no estômago e afunda o significado do filme para algo muito mais sério e difícil.
The Wonderful Story of Henry Sugar
Um curta de Wes Anderson protagonizado por Benedict Cumberbatch.Esta frase já é o bastante para convencer alguém a assistir esse curta disponível na netflix. Não é o curta mais denso, nem o que levanta o debate mais importante dessa lista, mas é a melhor produção cinemaográfica.